Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Costa do RS sofre com novo ciclone extratropical

13 de Setembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Em Camaquã, uma viatura da PRF foi arrastada pela água
Em Camaquã, uma viatura da PRF foi arrastada pela água (Crédito: REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)

Após mais um dia de muita chuva e instabilidade causada pelo avanço de uma área de baixa pressão vinda do nordeste da Argentina e do Paraguai para o Rio Grande do Sul, o Estado teve na noite de ontem (13) a formação de mais um ciclone extratropical. Como na semana passada, o fenômeno ocorre sobre o oceano Atlântico, após a passagem da frente fria pelo continente.

Durante a madrugada e manhã de hoje (14), o ciclone estará formado e, a partir de então, deve começar a se afastar da costa. Na medida em que isso ocorrer, a frente fria deve rumar em direção ao Sudeste e o Centro-Oeste causando queda de temperatura e chuvas nos Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

A previsão é que o fenômeno não seja tão forte quantos os anteriores. De acordo com a meteorologista da MetSul, Estael Sias, as chuvas que atingem as regiões sul e oeste do Rio Grande do Sul não devem ser tão volumosas quanto as da semana passada, que causaram enchentes, deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas e causaram 47 mortes. Ainda assim, a umidade já acumulada no solo e o nível dos rios preocupa.

Na manhã de ontem, uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi arrastada pela correnteza junto ao Arroio Velhaco, na BR-116, em Camaquã. Bombeiros e helicóptero foram acionados para o resgate e ninguém ficou ferido. Até o fim da manhã, havia pelo menos oito pontos de bloqueio nas rodovias federais por causa dos fortes temporais.

As fortes chuvas da semana passada atingiram 97 municípios do Rio Grande do Sul, deixando 4,8 mil desabrigados e mais de 20 mil desalojados. Ao todo, 340.928 pessoas foram afetadas. Além dos 47 mortos, há 925 feridos. (Estadão Conteúdo)