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São Paulo

Rodoanel Mário Covas passa a aceitar pagamento de pedágio por aproximação

No total, já são 129 praças de pedágio que aceitam o pagamento por aproximação. Delas, 81 aceitam cartão de crédito e débito e 48 somente débito

22 de Agosto de 2023 às 09:24
Cruzeiro do Sul [email protected]
Modelo de recebimento via cartão já é aceito em 129 praças de pedágio do Estado; nos Trechos Leste e Sul a aceitação é na modalidade débito
Modelo de recebimento via cartão já é aceito em 129 praças de pedágio do Estado; nos Trechos Leste e Sul a aceitação é na modalidade débito (Crédito: Alexandre Carvalho/A2img)

A partir desta segunda-feira (21), as praças de pedágio dos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-021) passam a aceitar pagamento com cartão de débito por aproximação. Com a adesão desses segmentos do anel viário a essa modalidade de cobrança, todo o Rodoanel está equipado para esse modelo de pagamento, já que o sistema já era aceito nas 13 praças do Trecho Oeste.

No total, já são 129 praças de pedágio do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado, fiscalizado e gerenciado pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, que aceitam o pagamento por aproximação. Delas, 81 aceitam cartão de crédito e débito e 48 somente débito.

Trecho Sul e Leste do Rodoanel

As onze praças de pedágio dos trechos Sul e Leste do Rodoanel, segmento rodoviário operado pela da SPMar, foram equipadas para receber este tipo de pagamento com cartões que tenham a tecnologia NFC (Near Field Communication), que não exige a digitação de senha. Basta conferir se o seu cartão utiliza essa plataforma.

Atualmente, a forma de pagamento já é aceita em mais de 73% das praças de pedágio das rodovias concedidas do Estado de São Paulo. Das 20 concessionárias sob sua gestão, 16 já implantaram essa modalidade de cobrança. “Com o pagamento com cartão por aproximação, o motorista ganha mais conforto e segurança, com paradas mais ágeis nas praças de pedágio e maior fluidez do trânsito”, explica Milton Persoli, diretor geral da ARTESP.

O uso desta tecnologia começou em 2020, com investimentos das concessionárias Ecovias e Ecopistas, as primeiras a implantar a ferramenta nas praças de pedágio das rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto. (Da redação, com informações do Governo de SP)