Buscar no Cruzeiro

Buscar

No escuro

Novo apagão de energia atinge Fortaleza

A interrupção foi provocada pelo desarme da linha de transmissão da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

19 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
É a segunda interrupção de energia na região em poucos dias
É a segunda interrupção de energia na região em poucos dias (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS)

Novo apagão no fornecimento de energia elétrica ocorreu, na madrugada de ontem(19), na região metropolitana de Fortaleza. A falta de energia durou cerca de uma hora e meia, e o serviço começou a ser restabelecido por volta das 6h da manhã. A causa do apagão está sendo investigada.

No início da manhã, a falta de energia provocou transtornos no trânsito. Semáforos desligados geraram engarrafamento de veículos em diversos bairros da capital cearense.

De acordo com a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia no Ceará, a interrupção foi provocada pelo desarme da linha de transmissão da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras. Em função da oscilação da rede, o sistema foi desligado, segundo a Enel.

“A Enel Distribuição Ceará esclarece que, após um desarme na linha da empresa transmissora que atende o Ceará, a companhia identificou um desligamento também em sua linha de transmissão de 69 KV, o que causou a interrupção no fornecimento de energia para alguns clientes nas regiões metropolitana e Fortaleza nesta madrugada (de ontem). O desligamento na rede da distribuidora trata-se de processo normal de proteção do sistema elétrico, que ocorre após alguma oscilação na rede”, diz trecho da nota.

A Eletrobras declarou que a falha foi provocada na parte da linha compartilhada que pertence à Enel. “O problema ocorreu no setor de 69 KV, portanto, sob responsabilidade da Enel Ceara”, declarou a companhia.

Na semana passada, outro apagão atingiu os moradores de Fortaleza e de grande parte do País. De acordo com apurações preliminares, a falha no fornecimento de energia ocorreu em uma linha localizada em Quixadá, no Ceará. A linha pertence à Chesf. (Agência Brasil)