Política
Presidente do Sebrae defende ministério das micro e pequenas empresas
A ideia é considerada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como forma de abrigar partidos do Centrão no governo
O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, defendeu a criação de um ministério para as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI). Segundo nota publicada nesta terça-feira, 1º, no blog da jornalista Daniela Lima, da GloboNews, a ideia é considerada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como forma de abrigar partidos do Centrão no governo.
"Isso é fundamental para que nós possamos proteger os pequenos negócios e fazer com que esse setor cresça. São os pequenos que promovem a economia do nosso país. Portanto, essa é uma notícia maravilhosa: a inclusão desse setor, como já tem sido desde janeiro deste ano, como prioridade na governança do Brasil e na economia do país", afirmou Lima, em nota divulgada à imprensa.
De acordo com a publicação, a secretaria dedicada aos pequenos negócios, hoje no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), seria separada da pasta e robustecida com outras atribuições e talvez até uma agência.
Em uma estratégia semelhante à pensada por Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff criou, em 2013, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com status de ministério. À época, a pasta serviu para aproximar o PSD do governo com a indicação do então vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), para chefiar a secretaria. (Estadão Conteúdo)