Educação
Unicamp abre inscrições para o vestibular 2024; veja como se inscrever
Os estudantes podem se inscrever até o 31 de agosto; a 1ª fase ocorre em 29 de outubro, enquanto a 2ª será nos dias 3 e 4 de dezembro
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta segunda-feira (31) as inscrições para o vestibular que seleciona alunos para o ano letivo de 2024. Os estudantes podem se inscrever até o 31 de agosto. A primeira fase do processo seletivo ocorre em 29 de outubro. A segunda etapa será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro.
Conforme o edital, são oferecidas 2.540 vagas em cursos de graduação da Unicamp. Outras formas de ingresso na instituição são por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o vestibular indígena, mérito em olimpíadas científicas e, pela primeira vez, o Provão Paulista.
Inscrição
Para se inscrever, o estudante precisa acessar o site do processo seletivo e preencher um formulário. Só é permitida uma inscrição por CPF. O aluno também precisa arcar com uma taxa R$ 192. O prazo para o pagamento do boleto bancário será até o dia 08 de setembro, conforme o edital. Não é possível pagar por Pix.
Cotas raciais
Os candidatos autodeclarados pretos e pardos concorrerão a uma proporção mínima de 15% de vagas em cada curso ou, se for o caso, até 27,2% das vagas, se houver candidatos de primeira opção que atendam aos critérios de nota mínima do curso.
Bonificação para estudante da rede pública
Estudantes que tenham cursado o ensino fundamental II e/ou o ensino médio integralmente em escola pública poderão participar do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), e receber bonificação na contabilização das notas.
O aluno que cursou ensino em rede pública recebe 40 pontos que serão somadas à Nota Final Padronizada da primeira fase. Quem cursou o fundamental II recebe 20 pontos. Já quem cursou tanto o fundamental II quanto o ensino médio na rede pública ganha 60. Caso o candidato para a segunda fase, repete-se a mesma bonificação.
Conteúdos
A prova de primeira fase é composta por 72 questões objetivas. Serão 12 questões de matemática; 12 questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa; 7 questões de inglês; 21 questões de ciências da natureza (biologia, química e física); e 20 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). (Agência Brasil)