Geral
Brasil é um dos 4 países que cumprem recomendações antitabaco
Apenas quatro países - Brasil, Turquia, Ilhas Maurício e Holanda - adotaram todas as recomendações antitabagistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), que destacou, nesta segunda-feira, 31, os avanços em todo o mundo nos últimos 15 anos contra esse problema de saúde pública.
Em um informe, a OMS destacou que 5,6 bilhões de pessoas - 71% da população mundial - estão atualmente protegidas por pelo menos uma medida de combate ao tabagismo, o que é cinco vezes mais do que em 2007. O relatório relata, ainda, que a taxa mundial de fumantes caiu de 22,8% em 2007 para 17% em 2021.
‘De forma lenta, mas consistente, mais e mais pessoas estão protegidas dos estragos do tabaco‘, celebrou o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado.
Em entrevista coletiva, o diretor do Departamento de Promoção da Saúde na OMC, Ruediger Krech, observou que oito países - Espanha, Etiópia, Irã, Irlanda, Jordânia, Madagascar, México e Nova Zelândia - estão a apenas uma medida do programa para ingressar nesse grupo.
A OMS estima que, se essas medidas não tivessem sido aplicadas, haveria hoje mais 300 milhões de fumantes no mundo.
‘Não são apenas números. Essas medidas literalmente mudaram nossas vidas‘, acrescentou Krech.
Em 44 países, nenhuma das medidas do programa foi aplicada até o momento, deixando 2,3 bilhões de pessoas sem proteção contra o tabaco, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.
Todos os anos ocorrem em torno de 8,7 milhões de mortes relacionadas com o consumo ativo ou passivo dessa substância. (AFP)