Estudo
Governo de SP abre inscrições para curso online e gratuito de Libras
Os cursos acontecem mensalmente e têm vagas limitadas. O público em geral a partir dos 18 anos pode se inscrever
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, está com inscrições abertas para o curso básico online e gratuito da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Serão três turmas ministradas por quatro professores surdos: uma com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras; outra às terças e quintas-feiras; e outra aos sábados.
O conteúdo programático é abordado por professores surdos e contempla os seguintes temas: o que é Libras; identidade surda; cultura surda; comunicação: surdo x ouvinte; regionalismos na Libras; sistema de notação da Libras; alfabeto manual; sinais pessoais; cumprimentos/saudações; condições climáticas; advérbios de tempo e calendário; singular e plural; animais; expressões faciais; aateriais escolares e de escritório; pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; números cardinais e quantidades; dias da semana; família; sentimentos; horas/duração; ambientes da residência; localidades; direção/perspectiva; meios de transporte; profissões; documentos; verbos; configurações de mão.
O curso tem o total de 40 horas, divididas em 30 horas ao vivo pela plataforma Zoom, e 10 horas de atividades extras. É necessário o uso de câmera durante as aulas. Para obter o certificado de participação, é preciso ter frequência mínima de 75% das aulas ao vivo, e atingir média final 5,0 ou superior.
Os cursos de Libras acontecem mensalmente e têm vagas limitadas. O público em geral a partir dos 18 anos pode se inscrever. A iniciativa tem como objetivo ensinar Libras a pessoas sem deficiência auditiva para que estas estejam habilitadas a se comunicar com as mais de 492,9 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem no estado de São Paulo, de acordo com os índices da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
As inscrições abrem mensalmente e são divulgadas nas redes sociais e no site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br. A ação, realizada em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), já qualificou 22,4 mil pessoas de 398 municípios do Estado de São Paulo.