Clima
Ciclone extratropical chega ao Sudeste
O ciclone bomba é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone extratropical intenso com ventos muito fortes
Uma intensa frente fria chegou ontem (31) no Rio Grande do Sul e deve gerar impacto em diversas regiões do País hoje e amanhã. De acordo com a Climatempo, o sistema está em rápido deslocamento e conta com um ciclone extratropical com possibilidade de formação de um ciclone bomba. O fenômeno deve se intensificar hoje (1º), ampliando o alerta para intensas tempestades no Sul e Sudeste do País.
O ciclone bomba é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone extratropical intenso com ventos muito fortes, que pode causar estragos e danos materiais. “Recebe esse nome por conta da rápida queda de pressão atmosférica que ocorre no centro do ciclone, causando um ‘efeito bomba’. O ciclone bomba pode ocorrer em diversas regiões do País, especialmente no Sul e Sudeste”, afirma.
Hoje, o sistema frontal, constituído pelo ciclone e pela frente fria, avança para a costa do Sudeste, e, até amanhã, atinge São Paulo e Rio de Janeiro, levando chuva forte, especialmente no período da tarde. Há previsão de ventanias e grande aumento no nível do mar, que deve ficar agitado.
Em razão da entrada da massa de ar frio que vem na retaguarda do sistema frontal, as temperaturas tendem a diminuir no centro-sul do País amanhã. (Estadão Conteúdo)