Geral
Ministra anuncia ‘PAC’ nacional no combate ao feminicídio
Em evento de comemoração ao Dia da Mulher, no Palácio do Planalto, a ministra das mulheres, Cida Gonçalves, anunciou a criação, no próximo mês, de um “PAC” nacional no combate ao feminicídio.
Cida disse ainda que sua pasta vai retomar ações para o enfrentamento da violência política e de gênero, retomada da construção de creches, paridade de gênero em comissões e conselhos, esforço na inserção de meninas nas áreas da ciência, engenharia e computação, entre outras medidas. De acordo com ela, ministérios e o presidente farão viagens em prol de medidas voltadas ao público feminino.
AGU cobra
A Advocacia-Geral da União acionou a Justiça ontem (8) para que 12 réus por feminicídio paguem aos cofres públicos R$ 2,3 milhões gastos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com pensão por morte aos dependentes das vítimas. Onze processados já foram condenados pelos assassinatos. Todos estão presos.
As ações regressivas previdenciárias foram elaboradas com informações da Polícia Civil do Distrito Federal. Nas petições, a AGU destaca dados que o órgão considera “alarmantes” sobre feminicídios. O Atlas da Violência apontou que 1.246 mulheres foram assassinadas em suas casas em 2018. (Estadão Conteúdo)