Geral
Buscas por vítimas continuam, agora no bairro da Baleia Verde
As buscas por vítimas em São Sebastião, após o temporal que atingiu o litoral norte de São Paulo no domingo de Carnaval, entraram no nono dia com foco no bairro da Baleia Verde. A informação inicial é de que o lugar teria um idoso desaparecido. Até agora, os maiores esforços estavam concentrados na Vila Sahy, bairro no pé da Serra do Mar de onde 64 corpos foram retirados. Em Ubatuba, a chuva causou uma morte
Apesar de inicialmente todos os desaparecidos na Vila Sahy terem sido encontrados, o Corpo de Bombeiros informou, na tarde de domingo (26), que as buscas a possíveis vítimas prosseguem no município. A informação foi confirmada durante a reunião do comando das forças integradas de segurança, que trabalham na operação de resgate, socorro e apoio às vítimas. De acordo com o coronel Jefferson de Mello, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, o trabalho de buscas prosseguirá e não tem data para terminar.
Até o momento, das 64 mortes confirmadas na cidade, 20 são de homens adultos, 18 de mulheres adultas e 18 de crianças. Ao todo, 55 corpos já foram identificados e liberados para os enterros. E 26 pessoas foram resgatadas com vida pelas equipes de socorro. O município ainda tem hoje 887 moradores desalojados ou desabrigados.
Na manhã de ontem (27), o Navio Aeródromo Atlântico, da Marinha, foi ancorado próximo de Juquehy e Barra do Sahy, para ficar mais perto das áreas mais atingidas.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse na quinta-feira (23) que o sistema de alertas por mensagem de celular não foi efetivo para reduzir a tragédia. Tarcísio afirmou que vai investir em novas tecnologias para aprimorar o sistema e na instalação de sirenes em pontos críticos. (Estadão Conteúdo)