Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inclusão

Alesp pode ter Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Projeto também sugere outras duas alterações na estrutura e funcionamento das comissões

21 de Fevereiro de 2023 às 15:43
Cruzeiro do Sul [email protected]
Proposta prevê criação de Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Alesp
Proposta prevê criação de Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Alesp (Crédito: Divulgação/Alesp)

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a proposta de criação de uma Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Se a medida for aprovada, a Alesp passará a contar com um grupo específico para analisar todas as matérias relacionadas ao tema que tramitarem na Casa de Leis.

O projeto de resolução 3/2023, assinado pela Mesa Diretora e protocolado nesta semana, também sugere outras duas alterações na estrutura e funcionamento das comissões. Pela proposta, a Comissão de Assuntos Desportivos passará a ser de "Turismo, Assuntos Desportivos e Lazer". Já a Comissão de Infraestrutura será de "Infraestrutura, Habitação e Desenvolvimento Urbano".

De acordo com o presidente do Parlamento Paulista, deputado Carlão Pignatari (PSDB), as alterações propostas contribuem para ampliar a representatividade de causas e setores. "Entendemos que as mudanças são necessárias para acompanhar as novas demandas que surgem na sociedade. No caso das pessoas com deficiência, é urgente avançarmos na garantia de inclusão e esse é um desejo que já vem sendo defendido aqui na Alesp", disse.

O representante do Legislativo explicou, ainda, que a ampliação dos temas a serem explorados pelas outras duas comissões contempla a importância de determinadas áreas para o desenvolvimento do Estado, como é o caso do Turismo, que segue aquecido em território paulista e já voltou ao patamar pré-pandemia. Para 2023, é esperado o maior crescimento dos últimos cinco anos no setor, com a movimentação de R$ 251 bilhões.

Tramitação

Seguindo as regras regimentais, o projeto ficará em pauta por cinco sessões. Na sequência, será analisado pelas comissões e, recebendo aval, precisa ser votado e aprovado em Plenário para passar a valer.

Pessoa com Deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência terá entre suas atribuições a manifestação sobre propostas e assuntos relativos à promoção, proteção e inclusão desse público, bem como a investigação de denúncias sobre o assunto, fiscalização de programas governamentais e a opinião sobre a estrutura de repartições ligadas à área.

A criação de uma comissão específica sobre o tema vinha sendo defendida na Casa. Ainda neste mês, o deputado Caio França (PSB) apresentou uma proposta específica sobre isso. "Acredito que já está mais do que na hora de termos um grupo permanente nesse debate", comentou o parlamentar.

Deputada eleita e diplomada, Andréa Werner (PSB) tem a causa como uma de suas pautas e comemorou a apresentação do projeto, agradecendo o presidente do Legislativo pela proposta. "Não faz sentido que a maior casa legislativa estadual do país não tenha uma comissão permanente para tratar dos direitos das pessoas com deficiência", escreveu em uma rede social.

Turismo, Assuntos Desportivos e Lazer

Na prática, a Comissão de Assuntos Desportivos, que já existe, terá suas atribuições aumentadas, passando a tratar, também, sobre Turismo e Lazer. Entre as atribuições, estará a análise de políticas para o desenvolvimento de atividades turísticas, esportivas e de recreação. As iniciativas sobre Turismo deixarão de ser analisadas pela Comissão de Atividades Econômicas, como ocorre atualmente.

Infraestrutura, Habitação e Desenvolvimento Urbano

De acordo com a proposta, as atribuições da atual Comissão de Infraestrutura passarão a contemplar também a análise de iniciativas ligadas a políticas habitacionais e desenvolvimento urbano em todo o Estado de São Paulo.

As comissões

As comissões permanentes são grupos especializados em diferentes áreas que têm o objetivo de analisar as propostas em tramitação na Casa de Leis antes de sua votação em Plenário. Esses colegiados são formados pelos próprios parlamentares.

A Alesp possui, atualmente, 19 comissões permanentes. Se as alterações forem aprovadas, o Legislativo passará a contar com 20. (Secom Alesp)

Proposta prevê criação de Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Alesp