Buscar no Cruzeiro

Buscar

Política

Ministro Silvio Almeida vai reativar Comissão de Mortos Políticos

O ex-deputado Nilmário Miranda (PT-MG) foi escolhido para chefiar essas iniciativas

04 de Janeiro de 2023 às 09:25
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ministro Silvio Almeida
Ministro Silvio Almeida (Crédito: Divulgação/ Portal do Governo Federal)

Ao tomar posse nesta terça-feira (3), como ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, o jurista Silvio Almeida se comprometeu a reativar a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos e criar a Assessoria Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade. O ex-deputado Nilmário Miranda (PT-MG) foi escolhido para chefiar essas iniciativas.

"A gestão que se encerra tentou extinguir, sem sucesso, a Comissão de Mortos e Desaparecidos. Não conseguiu", afirmou Almeida. O ministro disse ainda que recebe um ministério "arrasado". "Conselhos de participação foram reduzidos ou encerrados, vozes da sociedade foram caladas, políticas foram descontinuadas e o orçamento voltado para os direitos humanos foi drasticamente reduzido." O orçamento da pasta para este ano é de R$ 789,5 milhões.

Almeida prometeu revogar atos assinados pela ex-ministra da pasta e senadora eleita pelo Distrito Federal, Damares Alves. Entre os atos a serem anulados, estão o que reduziu o número de cargos do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. (Estadão Conteúdo)