Geral
Governo Lula terá 37 ministérios, diz Costa

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assume no dia 1º de janeiro, terá 37 ministérios, 14 a mais do que o governo de Jair Bolsonaro (PL). As informações sobre a estrutura foram anunciadas ontem (17) pelo governador Rui Costa, da Bahia, que será o ministro-chefe da Casa Civil.
Entre as pastas a serem recriadas e as novas estruturas, estão os ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Povos Originários. O atual Ministério da Economia será desmembrado em ministérios da Fazenda, da Indústria e Comércio, do Planejamento, além de uma pasta de Gestão.
O atual Ministério da Infraestrutura será desmembrando em duas pastas, a dos Transportes e outra para portos e aeroportos. Serão recriados ainda os ministérios da Pesca, das Cidades, da Cultura e do Esporte, entre outros.
De acordo com Rui Costa, os cargos dos novos ministros serão criados por meio de uma Medida Provisória (MP).
Disse não
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, recusou o convite para ser ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ele disse não ter condições de aceitar, sob o argumento de que não poderia assumir o cargo como um “derrotado” na Fiesp. O empresário alegou que, se fizesse isso, pareceria um “refugiado” dentro do governo. O presidente da Fiesp tem enfrentado uma crise na entidade porque parte da diretoria quer destituí-lo. (Estadão Conteúdo)