Buscar no Cruzeiro

Buscar

Política

STF vota dois processos envolvendo Sérgio Cabral

Cabral ainda pode ser solto, no entanto, por um julgamento que está agora nas mãos do ministro Gilmar Mendes

14 de Dezembro de 2022 às 09:57
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sérgio Cabral é alvo de sentenças que somam mais de 300 anos de prisão
Sérgio Cabral é alvo de sentenças que somam mais de 300 anos de prisão (Crédito: Rodrigo Félix/Agência de Notícias Gazeta do Povo (4/7/2019))

A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, em plenário virtual, dois processos envolvendo Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro preso desde 2016 pela Lava Jato. Com os votos do ministro Kassio Nunes Marques nesta terça-feira (13), dois resultados diferentes se desenharam no colegiado que é formado por cinco ministros.

Um deles decide sobre a competência da Vara Federal de Curitiba, onde o ex-juiz Sergio Moro atuava, para determinar a prisão de Cabral. Nesse processo, o colegiado formou maioria de 3 a 1 para negar recurso da defesa, que pedia a nulidade da investigação, e reconhecer a atribuição da Justiça Federal do Paraná.

Cabral ainda pode ser solto, no entanto, por um julgamento que está agora nas mãos do ministro Gilmar Mendes. Nessa ação, empatada em 2 a 2, o colegiado analisa pedido da defesa que questiona a legalidade da prisão preventiva, que já dura quase seis anos. Nesse caso, se o recurso for acolhido, a investigação continuará, mas a prisão preventiva pode ser substituída por uma prisão domiciliar, por exemplo.

Gilmar Mendes tem até a próxima sexta-feira (16), para depositar seu voto e decidir sobre a liberdade de Cabral. (Estadão Conteúdo)