Buscar no Cruzeiro

Buscar

Transição

Tarcísio quer Paulo Guedes na Secretaria da Fazenda

Uma possibilidade em análise é o economista ganhar um posto de conselheiro na nova gestão paulista

06 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Paulo Guedes é a primeira opção do governador eleito
Paulo Guedes é a primeira opção do governador eleito (Crédito: FÁBIO RODRIGUES-POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL (4/2/2022))

O ministro da Economia, Paulo Guedes, virou o nome preferido do governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) para assumir a Secretaria da Fazenda e do Planejamento de São Paulo. Tarcísio pediu que pessoas próximas conversem com Guedes para que o economista avalie a proposta.

Esses emissários, porém, apontam que Guedes não está certo se assumiria o cargo. Uma possibilidade em análise é o economista ganhar um posto de conselheiro na nova gestão paulista.

Segundo pessoas próximas ao governador eleito, o ministro só não assume o cargo se recusar. A informação foi adiantada pelo jornal O Globo e confirmada pelo Estadão.

Uma eventual nomeação de Guedes é vista por opositores como uma tentativa de Tarcísio de trazer a política econômica do governo Jair Bolsonaro para o Estado. Por sua proximidade com o presidente, o ministro não é tido como uma indicação puramente técnica.

Se Guedes recusar, um dos planos de Tarcísio é indicar o economista Samuel Kinoshita para a Fazenda. Assim como Guilherme Afif - coordenador do grupo de transição e que também deve assumir uma pasta -, Kinoshita foi assessor do ministro da Economia e é visto como um nome mais técnico.

Vacina

Uma das promessas mais controversas de campanha do governador eleito, o fim da obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para os servidores públicos de São Paulo deve ser adiada.

A proposta, que foi feita para agradar aos eleitores bolsonaristas e ao entorno do presidente Jair Bolsonaro, tornou-se um potencial foco de desgaste diante do aumento de casos e internações registrado em novembro. (Estadão Conteúdo)