Defesa do consumidor
Procon-SP recebe 900 reclamações sobre compras na Black Friday
Queixas por atraso ou não entrega de produtos lideram (32%), seguidas por falsos descontos (11,57%) e produtos ou serviços entregues de forma diferente do prometido (11,23%)
O Procon de São Paulo já recebeu 899 reclamações de consumidores com compras realizadas na Black Fiday – dia de promoções ocorrido na última sexta-feira (25). Quase um terço das queixas (32%) são por atraso ou não entrega dos produtos adquiridos. Os falsos descontos são o alvo de 11,57% das reclamações, e 11,23% dos chamados dizem respeito a produtos ou serviços entregues de forma diferente do prometido. Há, ainda, 10,46% de queixas por mudança de preço ao finalizar a compra.
Cinco grandes empresas brasileiras de varejo concentram 24,47% das reclamações. O Procon tem, ainda uma, lista de páginas na internet que já foram identificadas por serem falsas ou oferecerem ofertas enganosas. O órgão de defesa do consumidor recomenda que antes de comprar o consumidor verifique os dados da empresa, como a consulta ao cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) na página da Receita Federal. Também é importante verificar se a empresa tem histórico ou foi criada há poucos dias. O Procon também alerta para a necessidade de verificar os dados do boleto bancário ou Pix antes de concluir o pagamento. (Agência Brasil)