Buscar no Cruzeiro

Buscar

COP27

Cetesb lançará livro com 91 casos empresariais do Acordo Ambiental São Paulo

Líderes mundiais, especialistas, formadores de opinião e representantes de ONGs reunidos no Egito em busca de soluções ambientais

10 de Novembro de 2022 às 12:28
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cetesb lançará livro com 91 casos de sucesso empresariais na COP27
Cetesb lançará livro com 91 casos de sucesso empresariais na COP27 (Crédito: Divulgação)

De 6 a 18 de novembro os holofotes estão voltados para a cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito, onde acontece a COP27. Cada vez mais a sede da Conferência recebe manifestações e eventos paralelos, com o objetivo de alertar para a urgência de ações rápidas e bem estruturadas, que incentivem os interessados a reivindicar seus papéis na agenda climática.

Por isso, em Sharm El-Sheikh, no dia 14 deste mês, a Cetesb lançará uma publicação com 91 relatos referentes à contribuição voluntária de empresas localizadas ou com atuação no Estado e de associações que representam setores produtivos, aderentes ao Acordo Ambiental São Paulo.

O livro é composto de dois volumes, um inglês e outro em português e, com a descrição de novos casos de sucesso. Representantes das empresas que tiveram seus “cases” aprovados por pareceristas e que constam da publicação explanarão sobre os “Casos de sucesso na agenda climática”.

Estarão presentes: Evandro Gussi, da Única, Carlos Silva Filho, da ABRELPE, Daniel Sobrinho, da ABSOLAR, Adriana Mello, da BRASKEM, Rodolfo Sirol, da CPFL Energia, Rosa Ramos, da OAB/SP, André Werneck, da Raizen, David Canassa, da Reservas Votorantim, Luiz Pacheco, do Sinditextil, Grazielle Parenti, da SYNGENTA, Isabela Silva, da Tetra Pak Viviene Mansi, da Toyota.

"São Paulo, como governo subnacional, tem assumido o protagonismo no tema e por intermédio da Cetesb, em eventos paralelos à COP27, nos dias 11 e 14 de novembro, no Cairo e em Sharm El - Sheikh, especialistas discutirão as inovações, parcerias e projetos com o intuito de conter as emissões de gases de efeito estufa. Um ponto relevante é a sinergia de trabalho entre os poderes público, privado e a academia”, esclarece Patrícia Iglecias, dirigente da Companhia Ambiental de São Paulo.

Nas exposições pesquisadores, professores, lideranças políticas e empresariais como Patrícia Iglecias, Paulo Artaxo, da USP, Romain Poivet, Fábio Feldmann, Vanessa Ferrari, do Tribunal de Justiça de São Paulo, Júlio Meneghini, Fernanda Brando, Tadeu Malheiros, Tamara Gomes, da USP, Manuela Rosa, da Universidade de Algarve e Riri Fitri, da Universidade da Indonesia, entre outros notáveis, discutirão: “Sinergias públicas e privadas para descarbonização”, “Desafios e oportunidades para combater as mudanças climáticas”, “ O desafio de reduzir os gases de efeito estufa e a contribuição das novas tecnologias”, “Universidades na promoção da agenda climática”, “A contribuição da ressignificação das áreas urbanas e protegidas para a agenda de mudanças climáticas”.

 

Acordo Ambiental São Paulo

O Acordo Ambiental São Paulo foi lançado em 2019 pelo Governo do Estado, pelas Secretarias de Relações Internacionais e de Infraestrutura e Meio Ambiente, concebido e coordenado tecnicamente pela CETESB.

Teve o objetivo de incentivar à adesão voluntária de empresas, associações que representam setores produtivos e municípios Paulistas, de forma que possam assumir compromissos para a redução de emissão de gases de efeito estufa, como o preconizado pelo Acordo de Paris.

Inicialmente, com 55 aderentes, hoje conta com 1.660 adesões de representantes de diversos segmentos produtivos, bem como municípios, que acompanham as experiências trazidas por esse grupo heterogêneo, tendo ainda, a validação de conceituados observadores internacionais, como o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

“O Acordo Ambiental São Paulo é um programa de Estado, que deve ser perenizado e expandido nos próximos anos, e uma contribuição definitiva para a agenda climática estadual, com reflexos no Brasil e no mundo”, salienta Patrícia Iglecias. (Da Redação, com informações da Cetesb).

Em Sharm El - Sheikh, no dia 14/11, a CETESB lança uma publicação com 91 relatos referentes à contribuição voluntária de empresas localizadas e/ou com atuação no Estado e de associações que representam setores produtivos, aderentes ao Acordo Ambiental São Paulo.

O livro é composto de dois volumes, um inglês e outro em português e, com a descrição de novos casos de sucesso.

Representantes das empresas que tiveram seus “cases” aprovados por pareceristas e que constam da publicação explanarão sobre os “Casos de sucesso na agenda climática”. Estarão presentes: Evandro Gussi, da Única, Carlos Silva Filho, da ABRELPE, Daniel Sobrinho, da ABSOLAR, Adriana Mello, da BRASKEM, Rodolfo Sirol, da CPFL Energia, Rosa Ramos, da OAB/SP, André Werneck, da Raizen, David Canassa, da Reservas Votorantim, Luiz Pacheco, do Sinditextil, Grazielle Parenti, da SYNGENTA, Isabela Silva, da Tetra Pak Viviene Mansi, da Toyota.