Buscar no Cruzeiro

Buscar

Política

Conheça os suplentes dos candidatos ao Senado por São Paulo

Os candidatos ao Senado devem cadastrar, junto com a sua candidatura, os nomes de dois suplentes

28 de Setembro de 2022 às 12:45
Inaiê Mendonça [email protected]
Senado
Para os especialistas, representantes da região no Congresso Nacional (foto) e na Assembleia Legislativa podem se tornar um forte instrumento de mudança política e social (Crédito: DIVULGAÇÃO / CONGRESSO NACIONAL)

Apenas uma cadeira paulista no Senado será renovada na eleição de 2 de outubro. No entanto, diante da possibilidade de o eleito ser chamado a assumir um cargo no próximo governo federal, falecer ou tiver que interromper o mandato, as atenções se voltam para os possíveis suplentes. Constitucionalmente (Artigo 46), cada candidato ao Senado é obrigado a apresentar o nome de dois suplentes. Contudo, o eleitor vota apenas no "cabeça de chave”, que é o candidato que conhecemos durante as eleições. Por conta disso, os suplentes ao Senado são conhecidos como "representantes sem votos”.

Nas eleições desse ano, 11 candidatos disputam uma vaga para o Senado representando o Estado de São Paulo, segundo a Justiça Eleitoral. No pais inteiro, o órgão recebeu 243 registros de candidaturas para o cargo de senador, 274 para 1° suplente e 276 para 2° suplente.

Neste ano, diversos políticos disputam vagas pelos cargos de presidente, governador, deputado estadual, deputado federal e senador. Uma curiosidade entre as candidaturas é que os candidatos ao Senado são os únicos que selecionam seus suplentes e têm mandato de por oito anos. Cada Estado tem três senadores. A renovação, no entanto, ocorre a cada quatro anos para um terço do Senado. Todos os outros cargos são renovados a cada quadriênio.

O processo

Os candidatos ao Senado devem cadastrar, junto com a sua candidatura, os nomes de dois suplentes.

No artigo 46 da Constituição Federal consta que "Cada senador será eleito com dois suplentes”, sendo que para desempenhar esse papel é necessário que a pessoa tenha no mínimo 35 anos, seja elegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa e filiado a algum partido político.

Quem são os suplentes dos candidatos ao Senado por São Paulo?

O candidato Aldo Rebelo (PDT) tem como 1° suplente a embaixadora Maria Auxiliadora (PDT) e como 2° suplente Antonio Carlos Fernandes Jr (PDT). Já Antônio Carlos do Partido da Causa Operária (PCO) tem como respectivos suplentes, Nilson Ferreira (PCO) e Adonize Ribeiro (PCO). O candidato Astronauta Marcos Pontes (PL) tem como 1° suplente o professor Alberto (PL) e como 2° suplente a primeira- dama de Sorocaba, Sirlange Manga (PL). Dr. Azkoul (DC) tem como respectivos suplentes, José Carlos Eymael (DC) e Armando Barreto (DC). Já Edson Aparecido (MDB) tem como 1° suplente Augusto Castro (MDB) e como 2° suplente Elsa Oliveira (Podemos). A candidata Janaina Paschoal (PRTB) tem como respectivos suplentes, Nohara Paschoal (PRTB) e Jorge Paschoal (PRTB), ambos seus irmãos e do mesmo partido. Mancha Coletivo Socialista (PSTU) tem como 1° suplente Dra Eliana Ferreira (PSTU) e como 2° suplente Soraya Misleh (PSTU). O candidato Márcio França (PSB) tem como respectivos suplentes, Juliano Medeiros (PSOL) e Dora Fehr (PSB). Prof. Tito Bellini (PCB) tem como 1° suplente Ernesto Pichler (PCB) e 2° suplente Felipe Queiroz (PCB). Já o candidato Ricardo Mellão (NOVO) tem como respectivos suplentes, Rodrigo Fonseca (NOVO) e Isabel Teixeira (NOVO). Já a candidata Vivian Mendes (UP) tem como respectivos suplentes, Cris Damasio (UP) e Marcio Alves (UP).
(Inaiê Mendonça - programa de estágio)