Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Ex-secretário de Polícia Civil do Rio é preso

10 de Setembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Delegado chefiou a Polícia Civil fluminense em dois momentos
Delegado chefiou a Polícia Civil fluminense em dois momentos (Crédito: TÂNIA REGO /AGÊNCIA BRASIL)

O ex-secretário de Polícia Civil do Rio Allan Turnowski foi preso na manhã de ontem (9) numa operação do Ministério Público do Rio de Janeiro. O delegado é investigado por organização criminosa e envolvimento com o jogo do bicho. Ele havia se afastado do cargo para tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados, pelo PL, nas eleições de outubro. Outro policial, o ex-diretor da Divisão de Homicídios, Antonio Ricardo, candidato a deputado estadual, foi alvo de busca e apreensão na mesma ação.

O delegado foi preso em casa. Os mandados foram pedidos pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MP fluminense e expedidos pelo juiz Bruno Rulière, da 1ª Vara Criminal Especializada.

Turnowski foi detido em consequência das investigações sobre o delegado Maurício Demétrio, preso desde o ano passado e acusado de corrupção sob suspeita de forjar operações para incriminar adversários.

O ex-secretário, preso ontem, chefiou a Polícia Civil fluminense pela primeira vez entre 2010 e 2011, no governo de Sérgio Cabral (MDB), quando a corporação era subordinada à Secretaria de Segurança. Ele deixou o cargo por causa de investigação da Polícia Federal sobre suposto vazamento de uma operação. O inquérito foi arquivado por falta de provas e na época ele alegou inocência.

Em 2020, Turnowski voltou ao cargo, elevado a secretário. A Secretaria de Segurança foi extinta no governo de Wilson Witzel (hoje no PSC), e as polícias Civil e Militar viraram secretarias independentes.(Estadão Conteúdo)