Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições 2022

Religião dá o tom no 1º dia de campanha

17 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Bolsonaro e Michelle discursaram em Juiz de Fora (MG)
Bolsonaro e Michelle discursaram em Juiz de Fora (MG) (Crédito: REPRODUÇÃO)

O primeiro dia oficial de campanha eleitoral foi marcado pela disputa entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em torno de temas religiosos, indicando o que pode ser uma das tônicas da corrida por votos até o dia 2 de outubro.

Em Juiz de Fora (MG) -- onde foi alvo de uma facada na campanha de 2018 -- Bolsonaro voltou a chamar a eleição deste ano de “luta do bem contra o mal” e também criticou o “fechamento de igrejas” na pandemia de Covid-19, reforçando a pauta religiosa da sua campanha.

Bolsonaro fez um discurso no local onde sofreu o atentado há quatro anos, na rua Halfeld, região central de Juiz de Fora. Ele estava com a primeira-dama Michelle e com o ex-ministro Walter Braga Netto (PL), candidato a vice na chapa. “Nós sabemos da luta do bem contra o mal. Nós aqui sempre pregamos e defendemos a liberdade absoluta. Se uma pessoa se sentir ofendida, que vá à Justiça, mas não podemos criar leis, como a de fake news”, afirmou o presidente, em uma referência a um projeto no Congresso que prevê punições para a divulgação de informações falsas. Michelle discursou em tom eleitoral e fez uma oração, ao lado do presidente. “Essa campanha, mais uma vez, é um milagre de Deus”, disse, em referência ao atentado.

Já Lula fez o primeiro ato de campanha em São Bernardo do Campo (SP), seu berço político, onde acusou Bolsonaro de tentar manipular a boa-fé de evangélicos. Segundo o petista, o presidente é “possuído pelo demônio”.

O assunto, porém, ficou restrito aos dois candidatos. Em Guaianases, periferia de São Paulo, Ciro Gomes (PDT) foi o primeiro, entre os principais concorrentes, a cumprir uma agenda de rua. Antes das 8h, o pedetista iniciou caminhada pelo bairro, pedindo votos aos moradores.

Já a candidata do MDB, Simone Tebet, se reuniu com representantes do setor cultural, em evento para cerca de 40 pessoas na residência do casal Teresa e Candido Bracher, ligados ao banco Itaú, no bairro Alto de Pinheiros, também na capital paulista. (Estadão Conteúdo)