Buscar no Cruzeiro

Buscar

Temporal

Homem salva família, mas morre na enxurrada em Porto Alegre

17 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O frio que atinge o Sul deve chegar a São Paulo amanhã
O frio que atinge o Sul deve chegar a São Paulo amanhã (Crédito: EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO)

 

O forte temporal da noite de segunda-feira (15) que atingiu Porto Alegre e região metropolitana, deixou um homem morto na capital gaúcha. A vítima, conforme o Corpo de Bombeiros, foi identificada como Daner Hernandez Silva, de 45 anos, que havia desaparecido logo após tentar salvar a companheira, a sogra e enteados.

O homem havia sido arrastado pela força da água do córrego que atravessa o bairro Coronel Aparício Borges, zona leste de Porto Alegre. O corpo de Daner Hernandez Silva foi localizado por volta das 10h30 de ontem (16), às margens do Lago Guaíba, distante cerca de 10 km do Anfiteatro Pôr do Sol, onde ele desapareceu.

A vítima fatal, no entanto, antes de se afogar, conseguiu salvar a vida da esposa, da sogra e dos três enteados, que são menores de idade. A casa onde vivia a família foi destruída e parte dos destroços foram levados pela correnteza.

O temporal de granizo, com ventos de até 120 km/h registrados pela Base Aérea de Canoas, deixou um rastro de destruição com quedas de postes, árvores e destelhamento de casas em pelo menos 15 cidades gaúchas.

Os dados são do último boletim anunciado pela Defesa Civil do Rio às 17h de ontem. Na região metropolitana de Porto Alegre, ao menos cinco prefeituras decidiram cancelar as aulas ontem e hoje. Entre as cidades estão Canoas, Gravataí, Eldorado do Sul, Cachoeirinha e Rio Pardo. Segundo as autoridades, a reabertura vai depender do reparo dos danos.

O prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, em entrevista a uma rádio local, disse que “o temporal causou danos impressionantes em todas as áreas do município, o que levou a uma situação emergencial”. “A cidade está completamente arrasada, é terrível a situação aqui em Canoas, ainda mais que estamos todos sem luz. Muitas casas, escolas, postos de saúde foram danificados”, lamentou o prefeito.

Vem frio aí

Esta semana ainda será de frio intenso no Sul, com possibilidade de neve nas serras Gaúcha e Catarinense. A frente fria deve chegar hoje à noite ao Estado de São Paulo, provocando chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo a partir de amanhã (18).

A frente fria também avançará pelos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, chegando ao centro do Mato Grosso e na porção sul dos Estados de Rondônia, Goiás e Minas Gerais, provocando queda de temperatura, chuvas intensas e rajadas de vento. (Estadão Conteúdo)