Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Ato em defesa da democracia reúne lideranças nas capitais

12 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Um ato em defesa da democracia e do processo eleitoral reuniu ontem (11) cerca de 800 lideranças políticas, intelectuais, empresários, sindicatos e artistas na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, centro da capital paulista. A manifestação foi realizada simultaneamente nas capitais dos Estados e no Distrito Federal.

A manifestação começou com discursos e a leitura do manifesto em defesa da democracia divulgado na semana passada em jornais de circulação nacional pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e assinado por mais de 100 entidades. Depois, foi lido o documento articulado pela USP já coletou mais de 920 mil assinaturas pela internet.

As leituras ocorreram no Pátio das Arcadas, ainda dentro do prédio da faculdade. Do lado de fora, uma multidão acompanhou as leituras e discursos a partir de um telão em frente ao prédio.

“Estamos aqui para defender a legislação eleitoral, a Justiça Eleitoral, o sistema eleitoral com as urnas eletrônicas, que a vontade do povo brasileiro seja respeitada e seja soberana”, disse o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, na abertura do evento, no salão nobre da Faculdade de Direito.

O advogado Oscar Vilhena Vieira, membro da comissão que idealizou o manifesto, ressaltou que se trata de uma organização sem vinculação com partidos políticos. “Este é um momento solene no qual as principais entidades da sociedade civil brasileira vêm celebrar o compromisso maior com a democracia”, enfatizou. (Agência Brasil)