Direito do consumidor
Bancos lideram empresas que mais praticam telemarketing abusivo
Ministério da Justiça recebeu mais de 12 mil denúncias; Telefonia também tem milhares de reclamações
Os bancos figuram no ranking de empresas que mais recebem reclamações, em razão do telemarketing abusivo. Banco Pan, Itaú, Santander, Bradesco e Banco Master são adeptos da prática caracterizada pelas insistentes ligações, que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu mais de 12 mil denúncias desse tipo de abordagem.
Junto com os bancos estão as operadoras de telefonia (Claro, Oi, Tim, Vivo), além da empresa de TV via satélite, a Sky.
O levantamento foi feito desde 20 de julho, quando foi criado o canal de denúncias pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP). Mesmo com o serviço, as indesejáveis ligações continuaram.
O consumidor pode ajudar no monitoramento, para que essa prática seja eliminada. É preciso inserir, no formulário eletrônico denuncia-telemarketing.mj.gov.br, a data e o número de quem está ligando. E se a pessoa deu a permissão para que o contato fosse feito.
As ocorrências serão apuradas pela Senacon/MJSP e encaminhadas para averiguação dos Procons. (da Redação)