Buscar no Cruzeiro

Buscar

Metrô de São Paulo

Obras encontram vestígios de quilombo na capital paulista

16 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O sítio arqueológico fica entre as ruas Dr. Lourenço Granato e Manoel Dutra, perto da praça 14 Bis.
O sítio arqueológico fica entre as ruas Dr. Lourenço Granato e Manoel Dutra, perto da praça 14 Bis. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Um sítio histórico foi encontrado na área da futura estação 14 Bis, no Bexiga, na região central da capital paulista, durante as atividades de monitoramento arqueológico das obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. O local fica às margens do córrego Saracura (afluente hoje canalizado do rio Anhangabaú), que, no século 19, abrigou quilombolas em seu entorno.

Com a descoberta, o movimento negro e moradores organizaram uma mobilização que reivindica a criação de um memorial educativo permanente no local. Pede também a mudança do nome da futura estação para “Saracura Vai-Vai”.

“É o primeiro registro do Quilombo Saracura em documentação escrita oficial”, conta o historiador e arqueólogo Alessandro Luís Lopes de Lima. No início do século 20, de acordo com publicação do jornal Correio Paulistano, de 3 de outubro de 1907, a região da Saracura era conhecida como a “Pequena África”.

O sítio arqueológico Saracura/14 Bis foi cadastrado em abril deste ano no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O cadastro foi feito pela A Lasca -- empresa contratada pela concessionária Linha Universidade para fazer o monitoramento arqueológico das obras da Linha 6-Laranja do Metrô

O sítio fica entre as ruas Dr. Lourenço Granato e Manoel Dutra e sua intersecção com a praça 14 Bis. Inicialmente, foram encontrados objetos característicos de áreas de descarte, como garrafas e louças. Esses materiais datam do do do século 19 até metade do 20. (Estadão Conteúdo)