Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Comitê avalia nomes para conselho da Petrobras

Dos oito indicados, segundo fontes, o de Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro é considerado o caso "mais crítico", por exercer um cargo considerado político

07 de Julho de 2022 às 08:18
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Rio de Janeiro - Edif..cio sede da Petrobras no Centro do Rio. (Fernando Fraz..o/Ag..ncia Brasil)
Rio de Janeiro - Edif..cio sede da Petrobras no Centro do Rio. (Fernando Fraz..o/Ag..ncia Brasil) (Crédito: Fernando Fraz..o/Ag..ncia Brasil)

O Comitê de Elegibilidade da Petrobras se reúne nesta quinta (7), para avaliar o currículo de parte dos indicados do governo para o conselho de administração da estatal. Essa análise escalonada pode postergar ainda mais a realização de nova assembleia de acionistas para ratificar a reformulação do colegiado.

Dos oito indicados, segundo fontes, o de Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro, número dois da Casa Civil, é considerado o caso "mais crítico", por exercer um cargo considerado político. Tanto a Lei das Estatais quanto a política interna da Petrobras proíbem ocupantes de cargos políticos no conselho de empresas de economia mista e capital aberto.

Outro nome que poderia trazer problemas, se analisado sob o ponto de vista da governança, é o do procurador-geral da Fazenda, Ricardo Soriano de Alencar, por uma questão de conflito de interesses, já que defende a União em disputas tributárias contra a estatal. A expectativa é de que os dois nomes não sejam avaliados hoje. (Estadão Conteúdo)