Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Amazônia Legal tem desmatamento recorde

02 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Reprodução / Flickr Ibama)

O desmatamento na Amazônia Legal no primeiro semestre do ano bateu um novo recorde desde que os registros começaram em 2016, aumentando os temores sobre o futuro da maior floresta tropical do planeta, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Além disso, os incêndios nessa região marcaram, em junho, um máximo para o mês em 15 anos, e aumentaram 17% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021, de acordo com Inpe.

Entre 1º de janeiro e 24 de junho, o desmatamento englobou uma área de 3.750 km², o pior registro semestral desde 2016, início da série do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter), baseado em alertas diários. A floresta devastada equivale a uma superfície três vezes maior que a da cidade do Rio de Janeiro.

Janeiro e fevereiro foram os meses mais críticos neste ano, com 430 km² e 199 km² de áreas desmatadas, respectivamente, números sem precedentes para a estação chuvosa.

A marca mais alta de desmatamento semestral até o momento era a de 2021, quando havia chegado a 3.605 km², em aumento gradual desde 2017. (AFP)