Geral
Cai a liminar sobre inclusão de questão LGBT+ no Censo do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) conseguiu derrubar uma decisão proferida pela Justiça Federal do Acre que obrigava o instituto a incluir no questionário do Censo Demográfico 2022 uma pergunta sobre orientação sexual e identidade de gênero.
O desembargador federal José Amilcar Machado, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), acolheu o argumento do IBGE de que não havia tempo hábil, nem metodologia adequada, tampouco recursos financeiros para que levantasse as informações demandadas.
A decisão judicial lembra que o instituto precisaria de uma “dedicação de, no mínimo, mais seis meses” para ajustar procedimentos, metodologia e questionário para atender à demanda do MPF. A coleta de dados começa no dia 1º de agosto.
Mais de 200 mil recenseadores estão sendo recrutados e treinados para fazer o levantamento de informações em todos os cerca de 76 milhões de domicílios do País. (Estadão Conteúdo)