Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Grupo dos 40 anos passa a receber 4ª dose em SP

Segundo a Secretaria de Saúde, há 5 milhões de pessoas dessa faixa etária aptas a receber o imunizante

27 de Junho de 2022 às 09:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vacina Covid-19
Vacina Covid-19 (Crédito: TÂNIA RÊGO / AGÊNCIA BRASIL)

O Estado de São Paulo começa a aplicar nesta segunda-feira (27), a quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas a partir de 40 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, há 5 milhões de pessoas dessa faixa etária aptas a receber o imunizante, após pelo menos quatro meses da aplicação anterior. A expectativa é de que a segunda dose de reforço tenha ainda menos reações.

"A cidade de São Paulo tem ampliado, gradativamente, a imunização para novos grupos a fim de reforçar a cobertura vacinal. O avanço resulta na redução de internações por quadros graves da doença e por isso é fundamental", afirmou o secretário da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. Outras imunizações, como a da gripe, também continuam a ser feitas.

Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), destacou ao Estadão que doses subsequentes, na maioria das vezes, "são menos reatogênicas". "Você já foi apresentado àquele antígeno", explica. Ela afirma que para algumas vacinas, às vezes, pode ocorrer uma reação local mais intensa após o reforço. A médica explica que isso acontece porque, para que tenhamos uma resposta imunológica, a vacina gera uma reação inflamatória. Logo, a dor no braço ou de cabeça, por exemplo, é a reação e está relacionada à resposta do sistema imunológico ao imunizante.

(Estadão Conteúdo)