Buscar no Cruzeiro

Buscar

Violência

Klara Castanho publica carta aberta após ter estupro e doação de bebê expostos na internet

No relato, a jovem explicou que a gravidez aconteceu após um crime e que ela só descobriu que esperava uma criança no final da gestação

26 de Junho de 2022 às 13:57
Estadão Conteúdo [email protected]
Klara Castanho disse que o relato era
Klara Castanho disse que o relato era "o mais difícil" de sua vida. (Crédito: Reprodução/Instagram)

A atriz Klara Castanho revelou neste sábado (25), em uma carta aberta, que gerou um bebê após um estupro. No relato, a jovem de apenas 21 anos, explicou que a gravidez aconteceu após um crime e que ela só descobriu que esperava uma criança no final da gestação, e por isso, optou por dar o bebê à adoção.

“Esse é o relato mais difícil da minha vida. Pensei que levaria essa dor e esse peso somente comigo. Sempre mantive a minha vida afetiva privada, assim, expô-la dessa maneira é algo que me apavora e remexe dores profundas e recentes. No entanto, não posso silenciar ao ver pessoas conspirando e criando versões sobre uma violência repulsiva e de um trauma que sofri. Fui estuprada”, comenta a atriz na carta, publicada em seu Instagram.

A atriz disse na carta que tomou todas as precauções médicas após sofrer o abuso sexual. Ela realizou exames e tomou a pílula do dia seguinte. Não teve mudanças físicas e hormonais.

Alguns meses depois, quase no término da gestação, ela começou a passar mal e descobriu que estava grávida.

"Foi um choque. Meu mundo caiu. Meu ciclo menstrual estava normal, meu corpo também. Não tinha ganhado peso e nem barriga. Eu ainda estava tentando juntar os cacos quando tive que lidar com a informação de ter um bebê. Um bebê fruto de uma violência que me destruiu como mulher", escreveu na publicação, ao revelar ainda que o profissional que a atendeu não teve nenhuma empatia pela situação vivida por ela.

Seguindo todas as etapas obrigatórias, em processo sigiloso, ela tomou a decisão de entregar a criança para adoção. "Eu não tinha (e não tenho) condições emocionais de dar para essa criança o amor, o cuidado e tudo o que ela merece ter", explicou. "Vocês não têm noção da dor que eu sinto. Tudo o que fiz foi pensando em resguardar a vida e o futuro da criança. Cada passo está documentado e de acordo com a lei", acrescentou ela.

No dia do parto, Klara disse ainda que uma enfermeira a questionou. "Imagina se tal colunista descobre essa história?", destacou na publicação. Ao chegar no quarto, ela já havia recebido mensagens do colunista, o qual não citou o nome. "Eu conversei com ele, expliquei tudo o que tinha me acontecido. Ele prometeu não publicar", disse.

A carta foi publicada após rumores surgirem quando Antonia Fontenelle disse em live que “"uma atriz global de 21 anos teria engravidado e doado a criança para adoção". Após a carta, a youtuber e pré-candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro questionou: “Eu gostaria de saber porque estão tão revoltados comigo, me atacando por eu ter tido a coragem de mencionar uma história que ao meu ver é monstruosa, porém virou banal. (...) Como diz o próprio @leodias as pessoas não ficam indignadas com a notícia e sim com o carteiro, me poupem. Se eu soube disso foi através dele, agora cobrem dele, e se ele não quer falar, também é um direito dele.”

Logo após, ela publicou que fecharia os comentários de suas redes.

O colunista Leo Dias publicou um texto chamado “Estupro, gravidez indesejada e adoção: a verdade sobre Klara Castanho” que foi apagado após pressão de internautas. A editora-chefe do portal Metrópoles, Lilian Tahan, afirmou que “Expusemos de forma inaceitável os dados de uma mulher vítima de violência brutal. A matéria foi retirada do ar.”

Em entrevista ao humorista Danilo Gentili, exibida no dia 16 de junho, Leo Dias disse que viveu um dilema recentemente. “É coisa inacreditável, coisa da sociedade se questionar muitas vezes, mas envolve uma atriz”. O colunista afirmou que a atriz, sem citar o nome de Klara, teria um “carma grande”.

 

Grande parte dos comentários na internet foram de apoio à atriz e repúdio aos envolvidos na exposição. O nome de Klara Castanho chegou aos trending topics do Twitter. 

Assim como fãs, artistas publicam mensagens de solidariedade nas redes sociais

Interpretando mãe e filha na novela Amor à Vida em, de 2011, a atriz Paolla Oliveira publicou mensagem de solidariedade para Klara.

 

A atriz e apresentadora Sophia Abrahão também publicou mensagem de suporte.

Da mesma forma, a atriz Taís Araújo também publicou mensagem de acolhimento e criticou a invasão de privacidade sofrida por Klara.

A atriz Zezé Motta também prestou solidariedade.

(Patrick Freitas)