Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Portugal ‘empresta’ coração de Dom Pedro

23 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O órgão virá para os festejos da Independência.
O órgão virá para os festejos da Independência. (Crédito: IRMANDADE DA LAPA)

 

Atendendo a pedido feito pelo governo brasileiro, Portugal decidiu “emprestar” o coração embalsamado de Dom Pedro I para as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. O anúncio foi feito ontem (22) por Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, cidade onde se encontra o órgão. O coração, que está preservado em formol na Igreja da Lapa, deve ser transportado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com despesas pagas pelo governo brasileiro.

A data da viagem ainda não foi definida e, antes, ainda será necessário um acerto diplomático formal entre os países. “O relatório de perícia ainda não está concluído, mas já foi assegurado que o coração poderá ser transladado temporariamente ao Brasil, mediante exigência de transporte em ambiente pressurizado”, disse Moreira em entrevista coletiva.

Segundo o embaixador brasileiro George Prata, um dos coordenadores das comemorações do bicentenário, a justificativa do pedido de empréstimo está na importância atribuída à figura de Dom Pedro. Primeiro imperador do Brasil, ele é conhecido pelos brasileiros como Pedro I e, em Portugal, como Dom Pedro IV.

O ponto central das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil será o Museu do Ipiranga, em São Paulo, que está em fase final de restauração. A inauguração está prevista exatamente para o feriado de 7 de Setembro -- daqui a 75 dias. O novo projeto prevê que todo o edifício, patrimônio tombado nas três esferas de governo, seja dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços totalmente renovados para aproveitamento visual de sua arquitetura monumental. (Da Redação)