Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Estado de São Paulo confirma 1º caso de varíola dos macacos

09 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O homem de 41 anos está isolado no Hospital Emílio Ribas.
O homem de 41 anos está isolado no Hospital Emílio Ribas. (Crédito: ISAAC FONTANA / ESTADÃO CONTEÚDO)

O Estado de São Paulo confirmou ontem (8) o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente é um homem, de 41 anos, que esteve na Espanha e em Portugal e apresentou os primeiros sintomas, como febre e dor muscular, no dia 28 de maio. O paciente está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital paulista.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo também investiga outro caso suspeito de varíola dos macacos na cidade. De acordo com a pasta, a paciente em observação é uma mulher, de 26 anos, sem histórico de viagem recente ou contato com casos suspeitos da doença. Também seus familiares estão sendo acompanhados.

Até terça-feira (7), o Brasil registrava sete casos suspeitos da doença nos Estados de São Paulo, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rondônia.

O que diz a OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza mais de mil casos confirmados de varíola dos macacos em 29 países onde a doença não é endêmica. Em coletiva de imprensa, o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou ontem que a enfermidade têm sido registrada principalmente, mas não apenas, em homens que mantêm relações sexuais com outros homens.

Tedros Adhanom explicou que o repentino surgimento de casos sugere que o vírus já circulava por algum tempo. “É um reflexo infeliz do mundo em que vivemos que a comunidade internacional só agora esteja prestando atenção à varíola do macaco porque ela apareceu em países de alta renda”, criticou.

Segundo ele, há o perigo real de que o patógeno continue aparecendo. “A OMS está particularmente preocupada com os riscos deste vírus para grupos vulneráveis, incluindo crianças e mulheres grávidas”, disse. (Estadão Conteúdo)