Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Comitê de SP volta a recomendar uso de máscara em local fechado

01 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Apesar da recomendação, a legislação ainda não mudou.
Apesar da recomendação, a legislação ainda não mudou. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (17/3/2022))

Diante da alta de casos de Covid-19, o Comitê Científico do Estado de São Paulo, que assessora o governo quanto às ações adotadas durante a pandemia, voltou a recomendar ontem (31) o uso de máscaras de proteção em ambientes fechados. A orientação, porém, não altera a legislação vigente, que prevê o uso obrigatório apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo.

“A Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde através do Comitê Científico do Estado de São Paulo recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados sem caráter obrigatório, não modificando a legislação vigente em São Paulo da utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo”, informou, em nota, o governo estadual.

A capital paulista teve aumento de 251,8% no total de internados na rede municipal com o coronavírus em leitos de enfermaria e de UTI no último mês. Entre 30 de abril e 30 de maio o total saltou de 56 para 197. Apesar do crescimento, o número segue bem abaixo do registrado no fim de janeiro, quando o surto da variante Ômicron, mais transmissível, provocou 873 internações na rede.

Dados da Fundação Seade apontam que a média móvel de novas internações por Covid ou suspeita da doença no Estado saltou de 171, em 30 abril, para 374, em 30 de maio. Os números representam alta de 118,7%. Ainda assim, também estão bem abaixo do pico da variante Ômicron, que ocorreu no início deste ano. Em 29 de janeiro, a média móvel de novas hospitalizações chegou a ficar em 1.521 no Estado, três vezes mais que o índice atual.

“Existe um claro aumento do número de casos de Covid”, diz Jamal Suleiman, médico no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Referência no combate à pandemia no Estado, a instituição atendeu cinco pacientes com diagnóstico positivo para Covid na última semana de abril, entre os dias 24 e 30. Cerca de um mês depois, entre os dias 22 a 28 de maio, o número de hospitalizados com a doença saltou para 19 -- alta de 280%. (Estadão Conteúdo)