Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Saúde investiga 2 casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil

31 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O vírus começa a se espalhar.
O vírus começa a se espalhar. (Crédito: CYNTHIA S. GOLDSMITH / DIVULGAÇÃO)

 

O Ministério da Saúde afirmou ontem que dois casos suspeitos de varíola dos macacos são investigados no Brasil -- um deles em Santa Catarina e o outro no Ceará. Até o momento, não há casos confirmados no País. “O Ministério da Saúde está em contato com Estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”, disse em nota.

A Secretaria da Saúde do Ceará disse que recebeu a notificação de um caso suspeito de varíola dos macacos de um residente de Fortaleza. “Foram aplicadas todas as medidas recomendadas, como isolamento domiciliar, busca de contatos e coleta de material para exames, em processamento.” Após investigação epidemiológica, a pasta acrescenta que não foi identificado nenhum deslocamento para áreas em que foram confirmados casos nem contato com pessoas com a doença. A principal suspeita é de varicela.

Já a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), afirma que foi notificado um caso suspeito de varíola dos macacos na sexta-feira (27). “Trata-se de uma mulher de 27 anos, residente em Dionísio Cerqueira, com registro de internação hospitalar. A paciente iniciou os sintomas em 24 de maio, com o aparecimento de erupções cutâneas agudas em diferentes regiões do corpo”, disse, em nota. A paciente aguarda resultados de exames laboratoriais para outras doenças e continua em monitoramento pela vigilância.

Até agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que ao menos 20 países que antes não tiveram registros de varíola dos macacos relataram mais de 250 casos. (Estadão Conteúdo)