Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Idosa é resgatada após 72 anos de trabalho análogo à escravidão

14 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação / Àwúre)

Uma idosa de 84 anos foi resgatada por auditores-fiscais da SRTb/RJ em condições análogas à escravidão. Ao longo de 72 anos em que esteve “a serviço” da casa de uma família, a doméstica não recebeu salário e não teve direito às férias e folgas. Este é o caso com maior período já registrado pela Inspeção do Trabalho. Ela foi levada para um abrigo.

O resgate teve início no dia 15 de março e, por se tratar de residência, localizada na zona norte da capital fluminense, a inspeção foi autorizada por meio de mandado judicial concedido nos autos de processo em trâmite na 30ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, em ação ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, que também participou da operação. A empregada foi encontrada dormindo em um sofá, no espaço improvisado como dormitório, que dá ao quarto da empregadora.

A idosa exerceu por sete décadas tarefas como cozinhar, lavar e passar roupas, varrer o quintal e fazer compras na feira. O empregador terá que pagar aproximadamente R$ 110 mil, referente aos últimos cinco anos de atividades realizadas. (Estadão Conteúdo)