Buscar no Cruzeiro

Buscar

Racismo

Vereador de SP amplia coleção de polêmicas

04 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Camilo Cristófaro.
Camilo Cristófaro. (Crédito: REPRODUÇÃO / YOUTUBE)

O vereador de São Paulo Camilo Cristófaro (PSB) foi flagrado ontem (3) falando uma expressão racista durante a CPI dos Aplicativos na Câmara Municipal de São Paulo. Na frente de outros parlamentares, o áudio vazado dizia: “Olha só, lavando a calçada, isso é coisa de preto”. Essa, entretanto, não é a primeira polêmica do político na Casa Legislativa paulistana.

Em setembro de 2019, foi acusado em outro caso de racismo. No plenário da Câmara Municipal, chamou o vereador Fernando Holiday (Novo) de “macaco de auditório”. Na época, se defendeu dizendo que “macaco de auditório” é uma “expressão popular”.

Na legislatura anterior (2017-2020), Cristófaro foi condenado por fazer captação ilícita de recursos financeiros durante as eleições de 2016 e ainda foi acusado de receber verbas de campanha de uma candidata “laranja”. Perdeu o mandato, mas conseguiu restituir seu cargo após decisão do ministro do STF Luiz Fachin.

Na sessão de volta à Casa, Cristófaro teve atitude transfóbica ao tratar o vereador Thammy Miranda (PL) no feminino. “Cumprimentar a Thammy, quem eu vi nascer. Filha da Maria Odete...”, disse na época. Miranda era quem iria assumir o cargo de Cristófaro. (Estadão Conteúdo)