Buscar no Cruzeiro

Buscar

Política

PTB quer lançar Daniel Silveira como candidato ao Senado pelo Rio

O parlamentar foi condenado a oito anos e nove meses de prisão pelo STF

28 de Abril de 2022 às 13:31
Cruzeiro do Sul [email protected]
Inquérito apura se Daniel Silveira cometeu crime de desobediência ao violar monitoramento da tornozeleira eletrônica
Inquérito apura se Daniel Silveira cometeu crime de desobediência ao violar monitoramento da tornozeleira eletrônica (Crédito: Reprodução/ Twitter)

O diretório estadual do PTB no Rio de Janeiro pretende lançar o deputado federal Daniel Silveira na disputa para o Senado pelo Estado. O parlamentar foi condenado a oito anos e nove meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas o cumprimento da pena é incerto devido ao perdão concedido a ele por decreto do presidente Jair Bolsonaro.

Após a condenação pelo Supremo, Silveira passou a integrar, nesta terça-feira, 27, o colegiado mais importante da Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que tem a atribuição de analisar a cassação de deputados, entre outras atribuições. Ele também se tornou vice-presidente da Comissão de Segurança Pública. Ao todo, o parlamentar foi indicado a cinco comissões na Casa.

Segundo o perfil do deputado no site da Câmara, até hoje, Silveira só havia participado da subcomissão de geração de energia elétrica, em 2019. O deputado tem sido tratado como estrela pelo partido após o embate com o STF, que também o alçou ao posto de vice-líder da bancada no início de abril.

Silveira foi condenado devido a uma série de vídeos em que ele destinava ofensas e ameaças aos ministros da Corte. Ele chegou a ser preso em fevereiro de 2021, mas conseguiu liberdade mediante medidas cautelares. Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que ele usasse tornozeleira eletrônica pelo descumprimento de tais medidas, mas o deputado tem circulado há dias pela Câmara sem o dispositivo. (Agência Brasil)