Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

STF tem almoço para ministros se acertarem

27 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O presidente do STF, ministro Luiz Fux.
O presidente do STF, ministro Luiz Fux. (Crédito: NELSON JR / STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, convidou ontem (26) os dez ministros que integram o colegiado ao seu lado para um almoço comemorativo e, possivelmente, unificador. A reunião de todos os membros da Corte em eventos de confraternização é algo raro, sobretudo em meio a um período de agravamento da crise institucional com o Poder Executivo.

O encontro dos ministros ocorreu em meio à escalada de tensão entre o Supremo e o Palácio do Planalto. A Corte ainda vive os efeitos do perdão concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ) e da reação das Forças Armadas às declarações do ministro Luís Roberto Barroso sobre supostas tentativas de uso político dos militares durante as eleições.

O motivo formal para a reunião dos 11 ministros foi a comemoração do aniversário de 69 anos do presidente Luiz Fux, mas interlocutores no Supremo sinalizam que o encontro também deveria servir para eles discutirem os contornos da crise em que mergulhou a instituição desde a condenação de Silveira a oito anos e nove meses de prisão, na semana passada.

A expectativa era de que o colegiado usasse o momento de descontração sem as togas para alinhar a resposta que será dada às críticas de Bolsonaro. O tribunal não informou se todos os ministros aceitaram o convite. O ministro Kassio Nunes Marques, por exemplo, se isolou dos colegas ao se tornar o único a votar pela absolvição do deputado bolsonarista. (Estadão Conteúdo)