Mudanças
Rodrigo Garcia anuncia troca de comando nas polícias paulistas
O delegado Osvaldo Nico Gonçalves vai chefiar a Polícia Civil; já a Polícia Militar passa a ser comandada pelo coronel Ronaldo Miguel Vieira
O governador Rodrigo Garcia anunciou nesta segunda-feira (25) o novo comando das polícias de São Paulo. Para o Comando Geral da PM assume o coronel Ronaldo Miguel Vieira, que estava no Comando do Batalhão de Choque. O novo Delegado-Geral é Osvaldo Nico Gonçalves, que até então era responsável pelo Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE).
Rodrigo Garcia destacou que ambos os novos comandantes vêm de tropas especiais e operacionais das polícias. Ele ainda anunciou que pretende na próxima semana dar início a uma série de medidas de combate à criminalidade já com o novo comando das polícias à frente das operações.
Para a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo, Raquel Kobashi Gallinati, Osvaldo Nico Gonçalves reúne todas as qualidades necessárias para exercer a função de delegado-geral.
“Quero externar a minha certeza de que, com a sua experiência e reconhecida competência desempenhará, com excelência, um mandato firme em prol da Segurança Pública de São Paulo”, disse Raquel, em mensagem ao delegado Nico.
Ela também fez questão de agradecer ao delegado Ruy Ferraz, que deixa o cargo, pelos serviços prestados.
O delegado Nico, de 65 anos, ocupava o cargo de diretor do DOPE. Ele ingressou na Polícia Civil em 1979, como investigador. Mas foi como delegado que se destacou pela experiência na rua no combate à criminalidade.
Foi o fundador do primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE). Chefiou ainda as equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), do Grupo Armado de Repressão a Roubos (GARRA), do Grupo Especial de Resgate – GER (DEIC), unidade especializada na soltura e livramento de reféns, e foi delegado de polícia na Capital, estando à frente de grandes eventos, como a visita do Papa em 2007 e a Copa do Mundo de 2014. Nico assumiu o comando do DOPE em 2019.
Enaltecendo o esforço e a competência dos profissionais que exercem o cargo máximo da Polícia Civil, o Sindpesp seguirá apontando as carências da instituição e as falhas da gestão do Estado sobre a Segurança Pública, sempre com o objetivo de elevar a qualidade dos serviços prestados à população do Estado de São Paulo.
Ronaldo Miguel Vieira, de 51 anos, ingressou na PM em 1989 e foi promovido a coronel em 2019. Esteve à frente dos comandos de Policiamento de Área Metropolitano-1, Casa Militar, Regimento de Polícia Montada 9 de Julho e de cinco batalhões. Chefiou a Divisão Operacional do Comando de Policiamento de Choque e atuou como comandante de Companhia Territorial e do Policiamento de Área.
Hoje, troquei o comando das polícias @Policia_Civil e @PMESP de São Paulo. Para o Comando Geral da PM nomeei o coronel Ronaldo Miguel Vieira, que estava à frente do Choque. Na Civil, o novo Delegado-Geral é Osvaldo Nico Gonçalves, que estava do DOPE.
— Rodrigo Garcia (@rodrigogarcia_) April 26, 2022
(siga o fio)