Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Governo age para manter o fornecimento de fertilizantes

Bolsonaro destaca resultados, apesar de sanções ao maior fornecedor

26 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Presidente esteve na Agrishow, onde até andou a cavalo.
Presidente esteve na Agrishow, onde até andou a cavalo. (Crédito: ANDERSON RIEDEL / PR)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (25) que o governo federal tem atuado para garantir o abastecimento de fertilizantes no Brasil. Em discurso na abertura da 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), em Ribeirão Preto (SP), o presidente disse que o País tem obtido resultados, apesar dos embargos econômicos sofridos pela Rússia, principal fornecedor de insumos, devido à guerra com a Ucrânia.

Segundo Bolsonaro, a visita feita ao presidente russo, Vladimir Putin, em fevereiro, ajudou a manter as remessas de fertilizantes para o Brasil. De acordo com o presidente, a conversa trouxe resultados práticos recentemente. “Há poucos dias, após declarações de pessoas (de) que minha ida tinha sido em momento inoportuno, tivemos as informações (de) que quase 30 navios com fertilizantes estavam vindo da Rússia para o Brasil. Ou seja, a nossa política externa, que tem à frente o ministro (das Relações Exteriores) Carlos França, é reconhecida por todos nós e pelo mundo afora”, acrescentou.

Bolsonaro lembrou ainda que também tratou do assunto durante a visita ao Brasil da diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, na semana passada. “Eu fiz um pedido a ela, para que nos ajude para que os fluxos de fertilizantes não sejam interrompidos para o Brasil e para o mundo. Assim como os preços não continuem subindo dessa forma.”

Indulto a Silveira

O presidente também defendeu o indulto concedido ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). O parlamentar foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo.

O decreto com o indulto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na última quinta-feira (21), um dia após a condenação. Bolsonaro afirmou ter livrado o parlamentar de uma condenação injusta. “O decreto da graça e do indulto é constitucional e será cumprido. No passado, soltavam bandidos, e ninguém falava nela. Agora, eu solto inocentes”, disse o presidente na Agrishow. (Agência Brasil)