São Paulo
Prefeitura propõe Carnaval de rua em julho; blocos devem sair agora
A Prefeitura de São Paulo anunciou ontem (20) a intenção de realizar uma edição extra do Carnaval de rua, prevista para o fim de semana dos dias 16 e 17 de julho. Apesar da proposta, os blocos de rua ainda não deram certeza se irão aderir ao evento, batizado “Esquenta de Carnaval”, e alguns mantêm a intenção de desfilar durante o feriado prolongado de Tiradentes, de hoje a domingo.
A saída dos blocos neste feriado foi motivo de atrito entre os grupos que representam o Carnaval de rua e a Prefeitura nas últimas semanas. De um lado, os produtores reclamam da falta de apoio da administração municipal; a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), por sua vez, alega que não teve tempo hábil para fornecer infraestrutura, logística de trânsito, segurança ou alvarás.
“Minimamente, o que a gente pede, é que não tenha transtorno depois de limpeza nas vias”, afirmou Aline Torres, secretária municipal de Cultura, sobre a decisão dos blocos de saírem neste feriado. Segundo ela, haverá um trabalho conjunto com a Secretaria de Subprefeituras para que seja feita a coleta do lixo após os desfiles dos próximos dias. “O que nos foi passado é que não há bloco em regiões centrais de tráfego. São pequenos e periféricos, em locais de bairro, e que não existe essa necessidade (de fechar vias). Vamos ver isso de fato quando acontecer.”
Aline também negou que a Secretaria de Segurança Pública estivesse orientada ou autorizada a reprimir os blocos que decidirem desfilar. (Estadão Conteúdo)