Buscar no Cruzeiro

Buscar

Evento

Motociata com Bolsonaro vai de SP a Americana

Trajeto da segunda edição do "Acelera para Cristo" durou cerca de 3 horas

15 de Abril de 2022 às 21:48
Estadão Conteúdo [email protected]
Milhares de motociclistas acompanharam o presidente
Milhares de motociclistas acompanharam o presidente (Crédito: WERTHER SANTANA / ESTADAO )

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou ontem de uma motociata entre a capital paulista e Americana, no interior. A saída foi da praça Campo de Bagatelle, próxima do Anhembi, na zona norte de São Paulo. A pista sentido interior da Rodovia dos Bandeirantes foi interditada. Milhares de motociclistas acompanharam o presidente.

A motociata partiu da capital paulista por volta das 10h30. Cerca de três horas depois, em torno das 13h20, o presidente foi recepcionado em Americana. No caminho, ele parou ao menos por três vezes para lives nas redes sociais e tirar fotos com os apoiadores. Foi a segunda edição do “Acelera para Cristo”. Em 2021, Bolsonaro também participou.

O presidente criticou o acordo entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp que tem o propósito de combater a desinformação durante as eleições. “E já adianto que isso que o WhatsApp está fazendo no mundo todo, sem problema. Agora abrir uma excepcionalidade no Brasil isso é inadmissível e inaceitável. Não vai ser cumprido esse acordo que porventura eles realmente tenham feito com o Brasil com informações que eu tenho até esse momento”, disse Bolsonaro durante a motociata, em vídeo exibido pela Jovem Pan.

O acordo prevê que uma nova ferramenta do aplicativo, que permite grupos com milhares de pessoas, entrará em operação no País após o segundo turno das eleições -- marcado para 30 de outubro. A ferramenta foi lançada quinta-feira (14) pelo Whatsapp, em estágio experimental, e permite agregar vários grupos com milhões de usuários. Devido ao acordo da plataforma com o TSE, no Brasil o recurso estará disponível somente depois das eleições. Procurados, o TSE e o WhatsApp não se manifestaram sobre as críticas do presidente.

Bolsonaro disse ainda ocupar o cargo graças a uma “missão de Deus” e voltou a citar o argumento da “liberdade” para condenar ações do Judiciário. “Mais valioso do que a nossa própria vida é a nossa liberdade. Nossa democracia é açoitada diariamente. Nosso direito de ir e vir, a nossa liberdade de pensar e de expressar, a nossa liberdade de culto, isso não tem preço. O Brasil é um País livre e eu farei continuar livre custe o que custar” afirmou.

Bolsonaro já acompanhou motociatas em Brasília, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. A Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo informou que fez a segurança do evento de ontem com aeronaves, drones e viaturas, envolvendo um total de 1.900 policiais. O custo do esquema foi, segundo a pasta, de R$ 1 milhão. (Estadão Conteúdo e Redação)