Buscar no Cruzeiro

Buscar

Verbas do MEC

Prefeitos confirmam pedidos de propina

06 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Geraldo Magela / Agência Senado )

Em audiência pública na Comissão de Educação do Senado, ontem (5), prefeitos de três municípios confirmaram aos senadores que foram abordados por pastores que pediam o pagamento de propina em troca da liberação de verbas do Ministério da Educação (MEC). A intermediação, segundo eles, teria sido feita pelos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, ligados à Igreja Ministério Cristo para Todos, de Goiânia (GO).

Segundo o relato do prefeito de Luís Domingues (MA), Gilberto Braga (PSDB), ele foi procurado em abril do ano passado, quando estava em Brasília para participar de um evento no MEC com a presença do então ministro da pasta Milton Ribeiro e de diversos prefeitos.

Num almoço, sem a presença do ministro, Braga disse que foi questionado pelo pastor Arilton Moura sobre as demandas do município. O pastor teria orientado o prefeito a pagar R$ 15 mil “para protocolar o pedido no MEC”. Além disso, após a liberação dos recursos, Arilton Moura teria dito que o prefeito deveria lhe dar “um quilo de ouro”.

Outros dois prefeitos, Kelton Pinheiro (Cidadania), de Bonfinópolis (GO); e José Manoel de Souza (PP), de Boa Esperança do Sul (SP), também relataram aos senadores situações semelhantes. (Agência Brasil)