Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Exposição de Ayrson Heráclito na Pinacoteca de SP vai até agosto

São 63 obras com temática centrada nas mitologias africanas que chegaram ao Brasil

03 de Abril de 2022 às 16:34
Cruzeiro do Sul [email protected]
 S..o Paulo - Fachada da Pinacoteca de S..o Paulo, na pra..a da Luz.
S..o Paulo - Fachada da Pinacoteca de S..o Paulo, na pra..a da Luz. (Crédito: Rovena Rosa/Ag..ncia Brasil)

A exposição Ayrson Heráclito: Yorùbáiano, do artista Ayrson Heráclito, originalmente concebida para o MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro, em 2021 - ficará em cartaz na Pinacoteca Estação, na capital paulista, até 22 de agosto. A mostra teve início ontem (2).

São 63 obras com temática centrada nas mitologias africanas que chegaram ao Brasil a partir da escravidão de diversos povos africanos, sobretudo desde o século 19. A mostra, com curadoria de Amanda Bonan, Ana Maria Maia e Marcelo Campos, é composta de instalações, fotografias, vídeos, performances e registros que abordam as feridas deixadas pela história colonial. 

Por meio dos trabalhos, o público poderá conhecer ainda as lendas ìtàns e orikis, narrativas tradicionais que seguem presentes nas ruas, procissões, romances e enredos de escolas de samba em um mundo onde a natureza dos seres e dos bichos se complementa.

A Pinacoteca Estação fica no largo General Osório, 66, na Luz, no centro de São Paulo. Funciona das 10h às 18 horas, de segunda a sábado. A entrada é gratuita. (Agência Brasil)