Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nova cracolândia

Governador de SP ordena remoção de barracas de praça

30 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Traficantes e usuários de drogas deixam Cracolândia e ocupam outras áreas de SP.
Traficantes e usuários de drogas deixam Cracolândia e ocupam outras áreas de SP. (Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse ontem (29) ter orientado a remoção de barracas da Praça Princesa Isabel, no bairro Campos Elíseos, região central da capital paulista. O local é visto como o principal ponto para onde migrou o fluxo de usuários de drogas que ocupavam a Cracolândia, anteriormente situada nos arredores da Praça Júlio Prestes.

“Onde você tem tendas, você tem o tráfico. Então, a orientação que dei ao secretário de Segurança Pública, junto com a Guarda Civil Metropolitana -- porque esse é um tema da Prefeitura, não é um tema do Estado -- foi: ‘Barracas, não’”, disse o governador.

“Onde você põe barraca -- eu fui prefeito, eu vivi a experiência -- você tem ali os traficantes”, reforçou. A declaração foi dada durante evento de inauguração de uma passagem para pedestres entre a Estação da Luz e a Sala São Paulo, espaços que ficam próximos à região.

Após o esvaziamento repentino da Praça Júlio Prestes, que forma juntamente com ruas próximas o quadrilátero historicamente conhecido como Cracolândia, a Praça Princesa Isabel foi tomada por um fluxo ainda maior de usuários de drogas, que posicionaram barracas na praça.

As tendas, porém, não servem apenas para camuflar o tráfico. Com o agravamento da crise gerada pelo avanço da pandemia de Covid-19, elas também se tornaram objeto de proteção de famílias em situação de rua. Este tipo de moradia improvisada cresceu 3,3 vezes entre 2019 e 2021 e se popularizou também na periferia de São Paulo. (Estadão Conteúdo)