Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Estado de SP libera uso de máscara em locais abertos a partir desta quarta (9)

No entanto, a máscara continua sendo obrigatória em locais fechados; decreto foi assinado pelo governador João Doria no início desta tarde e já está valendo

09 de Março de 2022 às 12:50
Cruzeiro do Sul [email protected]
Em algumas cidade, como o Rio de Janeiro, o uso da proteção facial já não mais obrigatório.
Em algumas cidade, como o Rio de Janeiro, o uso da proteção facial já não mais obrigatório. (Crédito: FERNANDO FRAZÃO / AGÊNCIA BRASIL)

Quase dois anos depois do início da pandemia da Covid-19, o governo estadual liberou nesta quarta-feira (9) o uso de máscaras ao ar livre, em espaços em que não haja teto. Entre os locais abertos onde o uso da máscara está liberado estão áreas abertas de shoppings, praias, parques, calçadas, pátios de escola, estádios de futebol, entre outros. 

Já a Prefeitura de Sorocaba informa que o município segue a decisão do governo estadual também a partir desta quarta-feira (9) e um novo decreto municipal será publicado no Jornal Município de Sorocaba nos próximos dias.

No entanto, a máscara continua obrigatória em locais fechados em todo o Estado de São Paulo, inclusive no transporte público, cinemas, teatros, salas de aula, entre outros. A recomendação vem do comitê de especialistas, que se reuniu na terça-feira (8) para analisar a situação atual da pandemia no Estado. O uso obrigatório de máscaras em São Paulo estava em vigor desde 7 de maio de 2020 e em Sorocaba desde o dia 6 de maio, ou seja, a medida passou a valer na cidade um dia antes.

De acordo com dados do governo do Estado, São Paulo tinha até esta terça 98,86% da população elegível (com mais de 5 anos) vacinada com pelo menos uma dose. Foram aplicadas no Estado mais de 101 milhões de doses do imunizante. São Paulo é o Estado líder em vacinação no Brasil, superando porcentualmente também números de países como Japão, Itália, França, Alemanha e Estados Unidos. O Estado prevê para o próximo mês a aplicação da quarta dose da vacina em idosos.

A secretaria municipal da Saúde da capital já havia recomendado esta semana que as máscaras deixem de ser usadas ao ar livre, por causa do cenário epidemiológico atual, com as menores taxas de internações e ocupação de UTI desde 2020, e a alta cobertura vacinal na cidade.

Ao menos cinco Estados já tornaram facultativo o protetor facial contra a Covid-19. Em dois deles - Rio Grande do Sul e Santa Catarina -, crianças estão liberadas do uso inclusive nas escolas. Santa Catarina, assim como Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro já não obrigam o protetor facial em ambientes abertos. No Distrito Federal, o uso de máscaras deixou de ser obrigatório em locais abertos desde segunda-feira.

No início da semana, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser a primeira capital do País a liberar o uso de máscaras também em lugares fechados. No ano passado, o município já havia liberado a proteção ao ar livre.

Em todo o Estado de São Paulo, as taxas de novos casos, internações e mortes pela Covid-19 estão caindo com o avanço da vacinação, mas a discussão com relação ao uso de máscara entre as crianças esbarra principalmente nas taxas de imunização. Ontem, o índice chegou a 70% das crianças vacinadas com a primeira dose, mas a segunda dose ainda está em 19,39%. São 821 mil faltosos entre 6 e 11 anos.

100% de público no estádios

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), também anunciou nesta quarta o retorno de 100% da torcida em estádios durante jogos de futebol em todo o Estado de São Paulo.

Segundo Doria, todos os jogos de futebol podem ter 100% de ocupação nos estádios, e isso se aplica as demais atividades esportivas praticadas ao ar livre. Além disso, também não há mais a necessidade de utilização de máscaras, que continua obrigatória no caso de estádios e ginásios esportivos fechados. 

Liberação total ainda em março

A liberação total do uso de máscara poderá ocorrer daqui duas semanas. Conforme Doria, a medida está sendo analisada pelo Comitê Científico, que deverá se reunir no próximo dia 22 de março para tomar uma decisão a respeito. Desta forma, o anúncio deverá ser feito em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes na quarta-feira (23). (Da Redação)