Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nas redes sociais

Mamãe Falei diz em áudio que "ucranianas são fáceis porque são pobres"

Deputado estadual do Podemos-SP Arthur do Val viaja para Ucrânia e causa polêmica

04 de Março de 2022 às 23:04
Cruzeiro do Sul [email protected]
Deputado estadual Arthur do Val, o "Mamãe Falei"
Deputado estadual Arthur do Val, o "Mamãe Falei" (Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS (8/8/2019))

Circula em redes sociais um áudio que seria do deputado Arthur do Val (Podemos-SP), mais conhecido como "Mamãe Falei", que vem provocando polêmicas entre grupos de WhatsApp entre outros aplicativos de conversação. No áudio, o parlamentar faz comentários sexistas com relação às mulheres ucranianas.

A gravação começa com o deputado comentando sobre a classe social das ucranianas: “Elas olham, e eu vou te dizer, são fáceis porque elas são pobres! E aqui, cara, a minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Depois eu te conto a história. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas minas, porque eu não tinha tempo. Dois grupos de minas. É inacreditável a facilidade”.

Em outros trechos, ele cita as refugiadas: "A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui", disse o deputado, que prometeu voltar ao local.

Em seguida, o parlamentar conta uma suposta experiência sobre ter sido paquerado por uma recepcionista na Ucrânia e depois compara as mulheres ucranianas com as brasileiras e prossegue falando da beleza das refugiadas.

A divulgação do áudio provoca também reações no mundo político. Arthur do Val é pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos, partido em que o ex-juiz Sergio Moro aparece como pré-candidato à Presidência da República.

Nas redes sociais, Moro afirmou nesta sexta-feira (4) que lamenta e repudia as declarações e que jamais dividirá palanque com pessoas "com esse tipo de comportamento".

“O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público”, destaca Moro.

A cúpula do Movimento Brasil Livre (MBL) informou a imprensa que analisa os áudios e que ainda não conseguiu entrar em contato com o deputado, que está em um voo da Europa para o Brasil. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos