Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

SP planeja abolir máscaras nas escolas

03 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Estudos científicos sobre o tema não são conclusivos.
Estudos científicos sobre o tema não são conclusivos. (Crédito: VINÍCIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (15/9/2020))

 

O secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, disse ontem (2) que uma decisão sobre suspender ou não o uso de máscaras pelas crianças em escolas pode ocorrer nas próximas duas semanas. O tema, afirmou o secretário, está em debate no governo paulista. A fala ocorreu durante uma coletiva de imprensa para apresentar dados sobre a queda de aprendizagem durante a pandemia.

Ele afirmou que o mundo inteiro caminha para a retirada de máscaras das crianças menores. “Acho que essa é uma tendência aqui, mas essa discussão está sendo feita pelo comitê científico do governo”, disse o secretário. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda máscaras para crianças acima de 5 anos quando há alto risco de transmissão da Covid no local.

Estados Unidos e países europeus flexibilizaram o uso de máscaras pelas crianças em escolas, nas últimas semanas. O debate também vem ganhando força no Brasil.

Estudos científicos sobre o tema não são conclusivos. Alguns apontam impactos importantes do uso da máscara nas interações com professores e colegas. Outros não reportam esses efeitos. As pesquisas também indicam que é inquestionável a proteção das máscaras na transmissão da Covid-19.

Ômicron

A líder técnica da resposta à pandemia de Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, afirmou ontem (2) que ainda é possível observar uma alta transmissão da variante Ômicron no mundo. Além disso, segundo ela, não foi possível chegar ao patamar de vacinação contra a Covid-19 “que gostaríamos” -- que é de 70% da população mundial. (Estadão Conteúdo)