Geral
STF: ex-ministro ‘aprova’ Mendonça
Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello fez elogios a seu substituto na Corte, o ex-advogado-geral da União André Mendonça. Ele foi o segundo nome indicado pelo presidente Bolsonaro ao STF.
“A chegada (de André Mendonça) foi muito bem-vinda e a escolha, a meu ver, foi perfeita do Presidente da República, já que o André tem uma experiência enorme. Ele foi ministro da Justiça, atuou como advogado-geral da União e possui um cabedal de conhecimento satisfatório”, afirmou Marco Aurélio. “Eu disse que uma coisa foi ele como auxiliar do Presidente da República, algo totalmente diverso será como juiz e ocupando uma das 11 cadeiras mais importantes do cenário nacional”.
André Mendonça tomou posse como ministro do STF em dezembro de 2021, após obter 47 votos a favor e 32 contrários no Senado Federal. Ao lado do ministro Kassio Nunes Marques, primeiro indicado por Bolsonaro, foi classificado pelo presidente como uma espécie de renovação da Corte. Pela lei que determina a aposentadoria compulsória de magistrados aos 75 anos, mais dois ministros deixam a Corte no próximo governo: Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. Assim, Bolsonaro ou outro mandatário já conta com duas indicações. (Da Redação com agências)