Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Cratera em obra do Metrô é tapada e pista central, liberada

04 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Pista central da Marginal Tietê foi liberada para carros no fim da tarde de ontem (3).
Pista central da Marginal Tietê foi liberada para carros no fim da tarde de ontem (3). (Crédito: REPRODUÇÃO)

O serviço de concretagem da cratera que se abriu na Marginal Tietê, após o asfalto ter cedido ao lado de obra do Metrô da Linha 6-Laranja na Zona Norte de São Paulo, foi finalizado anteontem (2).

Após a conclusão do trabalho, foi descartada a necessidade de colocação de estacas para deter a erosão do solo. Assim, a pista central da Marginal foi liberada por volta das 17h de ontem. Já a pista local, a mais afetada pelo acidente, ainda não tem previsão de liberação.

Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Sabesp afirmam que a pista central tem condições de segurança para circulação de carros.

“Foi feita análise no local, que demonstrou que foi bem sucedido o trabalho de concretagem da abertura causada pelo acidente ao lado do Poço de Ventilação da Linha-6 Laranja do Metrô e do rompimento da tubulação de esgoto. Com isso, não será necessária a instalação de estacas para contenção da pista local da Marginal Tietê”, diz o texto.

Serão instalados tapumes para preservar o local, proteger a população, permitir a limpeza do espaço e evitar que a curiosidade de motoristas pelo trabalho das equipes cause lentidão no fluxo de veículos.

O buraco foi preenchido com 4 mil m³ de concreto, o equivalente a 650 caminhões betoneira. Também foram despejados 12 mil m³ de pedras no poço VSE Aquinos, que corresponde a 1,2 mil caminhões basculantes -- a quantidade de concreto utilizada poderia erguer seis prédios de 16 andares. Mais de 220 colaboradores da Secretaria e da Sabesp atuaram nos trabalhos.

A cratera e o túnel de ventilação foram concretados para dar mais sustentação e evitar novos deslizamentos na pista da Marginal Tietê. O reparo da tubulação ainda não tem prazo para iniciar. Será necessário aguardar o término da concretagem e retirada da água que vazou.