Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homenagem

Papa envia mensagem a Bolsonaro pela morte da mãe do presidente

Nota de pesar foi lida por um representante do Vaticano durante a missa de sétimo dia de falecimento de Olinda

27 de Janeiro de 2022 às 14:19
Cruzeiro do Sul [email protected]
Olinda, mãe de Bolsonaro, morreu aos 94 anos
Olinda, mãe de do presidente Jair Bolsonaro, morreu aos 94 anos (Crédito: Reprodução )

O Papa Francisco enviou uma mensagem de pesar ao presidente Jair Bolsonaro (PL) pela morte de Olinda Bonturi Bolsonaro, mãe do chefe do Executivo, ocorrida na última sexta-feira (27). A nota foi lida pelo monsenhor Joseph Antony Puthenpurayil, representante do Vaticano no Brasil, durante a missa de sétimo dia de falecimento da mãe do presidente. A celebração religosa foi realizada na manhã desta quinta-feira (27), na Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília. 

Na mensagem, o papa dirige-se diretamente a Bolsonaro e manifesta sua solidariedade ao presidente. "Com pesar, acabo de receber a notícia da morte de sua venerada mãe, que deixou belo testemunho cristão tanto no desempenho de sua missão familiar como na colaboração prestada à vida eclesial", afirmou o líder da Igreja Católica, em nota. "Apresento à vossa excelência e à família enlutada minhas sentidas condolências e o conforto do Altíssimo, enquanto imploro ao senhor pela alma de sua serva", acrescentou o papa.

Missa

Bolsonaro chegou às 9h da manhã desta quinta-feira (27) à missa. Ele fez a primeira leitura da celebração, mas não discursou, nem conversou com a imprensa. A missa foi presidida pelo arcebispo militar Dom Fernando Guimarães. Durante a cerimônia, o sacerdote afirmou que Bolsonaro deu "testemunho público de sua fé cristã" diante do falecimento de sua mãe. "Manifestou visão de que sua mãe, mãe de família, mulher, trabalhadora, cidadã brasileira, cumpriu uma missão", disse. Considerado um grupo católico ultraconservador, os Arautos do Evangelho organizaram o coral.  

Em razão da cerimônia, o presidente teve de cancelar sua participação na cúpula do Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (Prosul), que ocorre nesta quinta-feira (27), em Cartagena, Colômbia. O vice-presidente Hamilton Mourão foi escalado para representar o Brasil no encontro.

Além do presidente, marcaram presença a primeira-dama, Michele Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente, e ministros como Paulo Guedes (Economia), Ciro Nogueira (Casa Civil), Flávia Arruda (Secretaria de governo), Fábio Faria (Comunicações), Braga Netto (Defesa), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Histórico

A morte de dona Olinda, na madrugada da última sexta-feira (21), aos 94 anos, foi anunciada pelo próprio presidente em suas redes sociais. Ela estava internada no Hospital São João, em Registro, no interior paulista. (Da Redação, com Agência Brasil e Estadão Conteúdo)